65 anos sem o estilista Christian Dior

Na data que marca o aniversário de morte de Christian Dior, separamos seis fatos curiosos sobre a trajetória do artista

1. Sorte e superstição

O gosto pelo mundo da adivinhação e superstição foi herdado da avó materna. Aos 14 anos o designer fez a sua primeira consulta com uma vidente, que lhe revelou um futuro de sucesso e afortunado. Desde então, sempre que precisava tomar uma decisão importante, lá estava ele. Entre suas companhias mais fiéis, podemos citar a cartomante Madame Delahaye, que ajudou em diversos momentos de sua vida.

2. O acaso na fundação da Dior

Aos 41 anos, em abril de 1946, enquanto trabalhava com o costureiro Lucien Lelong, Dior marcou um encontro com Marcel Boussac, o mais famoso industrial da época, que havia proposto que ele assumisse a direção artística de uma maison de moda – Philippe et Gaston. No entanto, enquanto pensava se aceitaria o convite, ele tropeça em uma estrela de ferro na rua. Sempre atento a sinais misteriosos, o objeto o impulsiona a recusar o convite e a criar uma Maison própria, com seu nome, onde poderia se render aos impulsos criativos sem medo.

3. Coração da Dior

Em dezembro de 1946, Dior escolheu o número 30 da Avenida Montaigne, antes um pequeno hotel, para abrigar sua primeira maison. Depois de 7 anos, o lugar já ocupava cinco imóveis, possuía 28 ateliês e empregava mais de mil pessoas. Até hoje o endereço pulsa entre a avenida Montaigne e a Rua François 1er, e continua recebendo nomes importantes em seus salões decorados ao estilo neo-Louis XVI.

4. Primeira coleção

Após um ano da inauguração, ele apresentou sua primeira coleção para um público seleto no ateliê. Jornalistas, como a redatora chefe do Harper’s Bazaar, Carmel Snow, estavam presentes. Ela, ao ver as silhuetas cuidadosamente justas e sensuais, disse a Dior que seus vestidos tinham um ar de “New Look”. O termo foi amplamente usado para caracterizar o estilo das peças. Com cinturas e busto bem marcados, o tailleur bar se tornou o ícone da coleção.

5. Favorito das atrizes

Depois do primeiro desfile, o nome de Dior começou a circular mundialmente e ele logo se tornou o favorito das estrelas. Elizabeth Taylor foi uma delas, e usou o New Look para receber o Oscar de melhor atriz em 1961, sem falar de Grace Kelly, que vestiu-se de Dior no noivado em 1956. Ingrid Bergman também ostentou, no filme Indiscret (1958), um vestido da maison. Já no campo das artes, Dior tinha muitas amizades, tais como Jean Cocteau e Max Jacob, além de ter sido diretor de uma galeria de arte, o que aumentava ainda mais seu métier nessa área.

6. Miss Dior

O clássico e amado perfume foi feito em homenagem à irmã de Christian e todas as mulheres que o inspiravam. O primeiro frasco da fragrância foi criado para espelhar a silhueta que Dior tinha mostrado em seu desfile. Criado por Baccarat, tinha o formato de uma ânfora: feminina, curvilínea, atemporal e que fazia lembrar uma bela flor, quase uma joia mesmo.

Post criado 24

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo